Pular para o conteúdo principal

Araruama, cidade das pessoas simpáticas e do ambiente especial.

Em parceria com a Prefeitura de Araruama, o Rio Media Center levou jornalistas para conhecer a cidade das pessoas simpáticas e do ambiente especial. Araruama recebeu os jornalistas com um encantador roteiro, sendo acompanhados pela secretária de educação Miryan Inêz de Lima.

Pôr do sol de Araruama.

Com a segunda maior história indígena do país, começamos o nosso registro jornalístico no Colégio Municipal Honorino Coutinho com uma linda cantoria feita pelos alunos do colégio, além da bela apresentação teatral sobre a colonização do país pelos portugueses que, mesmo embaixo de uma chuvinha, não tirou o encanto das apresentações. O diretor do colégio, prezado Ricardo Luiz, ainda nos levou para conhecer os diversos ambientes da escola, como a horta feita pelos professores e alunos, a oca indígena e a pequena floresta que tem até pau brasil. Um excelente começo que terminou com um ótimo café da manhã oferecido aos jornalistas pela escola.

Alunos do Colégio Honorino Coutinho.
Parte do Colégio Honorino Coutinho.

Após a visita ao colégio, fomos conhecer a Casa de Cultura do município sendo recepcionados pelo secretário de cultura Moacir Gomes, a historiadora Cláudia Maia e a recepcionista Dejanir Cunha, todos muito simpáticos e solícitos. A Casa de Cultura guarda a história fotográfica do município e tem exposições maravilhosas feitas por artistas locais, além de apresentar um sarau de poesia e os encontros literário e de música. 

Jornalistas e funcionários na Casa de Cultura.

Inaugurado em 2007, nosso próximo local turístico foi o Parque Menino João Hélio. O espaço é parte da integração da Praça Antônio Raposo, onde funciona um complexo cultural e de lazer, ao Hotel Parque Araruama. Contando com uma área de 82 mil metros quadrados, possui diversas obras de esculturas que homenageiam João Hélio. 

Parque Menino João Hélio.

Após saber mais da história e cultura de Araruama, os jornalistas conheceram o Projeto Neemias que tem como objetivo restaurar vidas e ampliar a cidadania através da cultura, esporte, saúde, educação, assistencialismo e meio ambiente. O Apóstolo Washington apresentou aos jornalistas um pouco da história do Projeto e nos agraciou com um delicioso almoço. A ideologia do projeto é um exemplo que deve ser seguido por mais pessoas. Ajudar o próximo deve ser uma das nossas maiores virtudes.

Agradável sítio do Projeto Neemias.

Além de nos encantarmos com a cultura e as pessoas de Araruama, ainda fomos conhecer um pouco da linda natureza do município, o Parque Estadual da Costa do Sol que tem área total aproximada de 9.841 hectares e é dividido em quatro setores, cada qual abrangendo partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. As atividades do Parque asseguram a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, possibilitando a recuperação das áreas degradadas ali existentes; além de manter populações de animais e plantas nativas.

Parque Estadual da Costa do Sol.
Terminamos nosso registro por Araruama na escola de Kitesurfe e Stand Up Paddle na Praia Seca com um brunch reunindo boa parte de todas as pessoas que fizeram desse tour um dos mais aprazíveis. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos motoristas que nos acompanharam durante todo o registro jornalístico, aos guias e aos responsáveis pela nossa passagem por Araruama, uma cidade linda com pessoas muito solícitas.

Jornalistas e funcionários na despedida de Araruama.

"Araruama só nos dias de chuva entristecia, perdia as cores,
mas quando o céu era azul, o verde de suas águas espelhava ao sol e uma
vela branca de barco dava uma palpitação de vida,
agitando as coisas inanimadas".
Do Livro Água-mãe, de José Lins do Rego.

Que me desculpe José Lins do Rego, mas Araruama é linda até em dias de chuva. Só temos gratidão a todos que conhecemos neste dia mais do que especial. Para mais dicas, fotos e informações sobre Araruama, visitem o Jornal Impacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boulevard Olímpico, vivendo o espírito das Olimpíadas.

O Boulevard Olímpico é um espaço de encontro de todas as tripos. Turistas, moradores, atletas e artistas se encontram para celebrar o espírito olímpico que encanta a cidade. Vale a pena conhecer. Os representantes do Jornal Impacto, Luiz Martins e Bruna Martins prepararam um roteiro turístico para todos os gostos. Sigam com a gente! Rio, cidade olímpica de todas as tribos.

Rio Cultural.

Com o patrocínio da Empresa de Turismo Clevertur , no dia 11 de junho de 2016, um grupo de fotógrafos, jornalistas e professores participou do Rio Cultural , que tem como objetivo conhecer e mostrar os centros culturais e patrimônios da cidade do Rio de Janeiro. O grupo que teve a participação do escritor, historiador e comentarista da Rádio BandNewsFM, professor Milton Teixeira, visitou os seguintes locais: Jardim Botânico, Instituto Moreira Salles e a Ilha Fiscal . Para mais informações e fotos, clique aqui . 

A histórica e linda Petrópolis.

Petrópolis é, definitivamente, parte integrante da História do Brasil. Uma linda cidade com lindos atrativos culturais, além de um patrimônio histórico preservado desde os séculos XIX e XX. Por tudo isso, a cidade oferece opções diversas de circuitos turísticos que atendem a interesses e perfis diferenciados de visitantes. Na Press Trip de Petrópolis , dois dos principais roteiros da região foram oferecidos aos jornalistas credenciados no Rio Media Center: o Circuito Cervejeiro e a Tour de Experiência Caminhos do Brasil Imperial . A cidade encantadora de Petrópolis já foi a residência de verão de Dom Pedro I, onde hoje é o Museu Imperial. Os presidentes da República também escolheram Petrópolis para desfrutar da tranquilidade e clima agradável no verão, transformando o Palácio Rio Negro em residência oficial. Ao passear pelo Centro Histórico, apreciamos o rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX. A maioria dos conjuntos urbano-paisagísticos, em Petrópo