Registro Jornalístico em Arraial do Cabo/RJ.

Para a melhor cobertura das maravilhas que as Olimpíadas do Rio 2016 podem fornecer, além da capital carioca, o Rio Media Center oferece Press Trip para outras cidades do Rio e do país. Essas viagens são registros onde os jornalistas poderão documentar as belezas das cidades escolhidas e mostrar para o mundo o que o Brasil tem de melhor. Entre as cidades visitadas estarão Resende, Búzios, Itatiaia, Arraial do Cabo, Ceará, Vassouras, Amazonas, Brasília e Rio Grande do Sul.

Jornalistas credenciados no RMC visitam a capital nacional do mergulho.

Conhecida pelas belas praias e por ser um dos melhores lugares do Brasil para a prática do mergulho, a cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, é o destino de 12 profissionais de mídia que partiram nessa segunda-feira (01/08) em mais uma press trip organizada pelo Rio Media Center (RMC). Até quarta-feira (03/08), os jornalistas que foram selecionados para esta viagem percorreram praias, pontos turísticos e tiveram a oportunidade de conhecer os atrativos subaquáticos da região. “Arraial é uma cidade voltada para a praia, tem essa cultura dos pescadores, da simplicidade. A gente quer mostrar isso que chamamos do turismo de vivência, que os jornalistas possam desfrutar do nosso jeito simples de viver”, disse o Secretário de Turismo do município, Marco Simas.

Antes da partida para a cidade, alguns jornalistas contaram sobre suas expectativas em relação a essa viagem. A francesa Adelia Smith, do Journal du Dimanche, vai a Arraial do Cabo pela primeira vez. Além de relaxar antes do início dos Jogos, ela pretende saber como as Olimpíadas estão impactando o turismo nos municípios próximos ao Rio. “Vou conhecer e saber o que está acontecendo, especialmente em relação a preços e à estrutura oferecida”, explicou. Federico Uribe e Juan Felipe Mejía, que trabalham para a emissora colombiana Telemedellín, também vão conhecer a cidade. A expectativa deles é produzir reportagens para apresentar os pontos turísticos mais afastados dos locais de competição. “Sabemos que é uma região muito bonita e com diversos atrativos. Vamos mostrar isso para o público da Colômbia”, afirmou Federico. O Jornalista Luiz Martins, da ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas e Jornal Impacto, também está entre os jornalistas que visitam as maravilhas de Arraial do Cabo. "É uma grande oportunidade poder participar da cobertura dos impactos das Olimpíadas no meu país", afirmou Luiz Martins.

Jornalistas com os kits de materiais gráficos, mapas e revistas sobre Arraial do Cabo.
Segundo o secretário Marco Simas, os Jogos Olímpicos são uma oportunidade única para divulgar o município, que fica a cerca de duas horas da capital. “Teremos um agosto atípico. Já conseguimos ver na cidade esse visitante que veio para os Jogos. Além disso, Búzios, Cabo Frio e Arraial são muito próximos e é comum o turista transitar entre esses três municípios”, contou Simas. Mais da entrevista de Marco Simas, vocês podem ver aqui.

Jornalistas indo visitar um dos muitos pontos turísticos de Arraial.
Além de toda programação organizada pela parceria do RMC com a TurisRio e a Secretaria de Estado de Turismo (SeTur), os jornalistas ainda puderam registrar a passagem da Tocha Olímpica por Arraial do Cabo.
Passagem da Tocha em Arraial do Cabo.
 Para mais informações, fotos e curiosidades, cliquem aqui na página do Jornal Impacto.