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Psicologia e Teoria das Cores

Estudos mostram que as cores têm grandes influências no cérebro dos seres vivos, que interpretam os sinais eletro nervosos vindos dos olhos, resultantes da reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eletromagnético visível.

Recreio (RJ)

Em muitos casos, seguem os instintos e gostos, mas há estudos sobre o efeito que cada tom gera no subconsciente das pessoas e ter esse conhecimento pode tornar sua decisão mais eficiente e o resultado mais agradável. As cores amarelas e vermelhas, por exemplo, estão mais relacionadas à fome. 

Recreio (RJ)

87% dos consumidores citam a cor como uma das principais razões na hora de escolher um determinado produto. 93% reparam na aparência do produto, 6% em sua textura e somente 1% se preocupa com o cheiro. A maioria dos anúncios sobre comidas é colorida. Segundo estudos, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas. A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos:

Praça Mauá (RJ)

- raiva; medo; tristeza; nojo; surpresa; curiosidade; aceitação e alegria. Cada uma delas é representada por uma cor. Assim sendo, elas desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas. De acordo com estudos, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo. Além dessas características gerais, há outras emoções causadas pelas cores:

Preto.

Conservatória

Existe 50 tons de preto. Essa cor está associada: elegância; mistério; secreto e poder. Essa cor gera emoções fortes e é uma cor autoritária. Consequentemente, no mundo da moda é considerada elegante e sofisticada. Ela também simboliza o fim de algo, a morte, a perda. Ademais, antigamente representava os sacerdotes e atualmente os conservadores. Já na física, o preto é a cor que tem a capacidade de absorver 100% da luz incidente. Portanto, ela não reflete qualquer espectro. Ao longo da história, a cor preta era vista como algo associado com o perigo ou a maldade.

Branco.

Praia da Brisa

O branco tem 67 tons e essa cor simboliza inocência e pureza. Além disso, representa o início, a vontade de começar algo novo. Essa cor traz amplitude e honestidade para um ambiente, assim como uma sensação de paz, cura e tranquilidade. Ela também está associada com a perfeição e uma gola branca na roupa simboliza status.

Azul.

Central do Brasil

Existe 111 tons de azul. É a cor da harmonia; fidelidade e simpatia. Além de ser a cor mais fria, ela está ligada ao conceito de espiritualidade e fantasia. A cor azul é mais usada nas empresas por ser produtiva e não invasiva. E é uma cor que sugere uma sensação de segurança e confiança em uma marca. Segundo estudos, o azul reduz o apetite e não deve ser utilizado em uma promoção de alimentos. Ela é uma cor primária e, para os pintores, a tonalidade mais valorizada de azul era o “azul ultramar”. Era o mais caro, mas dava aos quadros uma vivacidade excepcional.

Violeta.

Beira de Rua

A cor violeta tem 41 tons e essa cor simboliza o poder, mas também é ambígua. Além disso, proporciona calma e está associada ao feminino, magia e espiritualidade. No marketing é usado frequentemente em produtos de beleza e antienvelhecimento. Muitas marcas o utilizam para representar a criatividade, a imaginação e a sabedoria. Porém, deve ser usado com cuidado, pois, se for muito usado, gera ambivalência. Não recomenda-se pintar salas, quartos ou lojas com esta cor.

Vermelho.

Tiê Sangue - Recreio (RJ)

O vermelho é uma das cores mais utilizadas no marketing. Essa cor se destaca do restante das cores, tem mais poder de convencimento e é usada para atrair a atenção. Ela aumenta o ritmo cardíaco e cria uma necessidade de urgência, imediatismo ou perigo. Por essa razão, é usada para estimular o apetite e favorecer as compras por impulso. Ela também representa o amor, porém, também o ódio. Ela é a cor dos reis, da alegria e do perigo e representa o sangue e a vida. Por ser uma cor dinâmica e sedutora, ela é capaz de despertar o nosso lado mais agressivo.

Amarelo.

Praia da Brisa (RJ)

No marketing, o amarelo representa otimismo e juventude. Essa cor traz clareza e pode ser usada para chamar a atenção para certos produtos nas vitrines. Porém, não se pode abusar da cor nas lojas. Afinal, ela cansa rapidamente a vista. Por esse motivo, ela é mais usada nas prateleiras laterais do que nas prateleiras centrais dos comércios.

Ipê Amarelo - Sepetiba (RJ)

Alguns estudos também mostram que tons intensos de amarelo provocam choro nos bebês. Para os especialistas em psicologia das cores, amarelo é uma cor contraditória. Afinal, ela representa o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição. Por fim, ela ilumina e estimula a criatividade, além de ser uma cor masculina. E na China essa cor representava as instituições imperiais.

Verde.

Bangu (RJ)

Existe mais de 100 tons de verde. Essa é a cor que representa crescimento; renovação e renascimento. E ela está associada com a saúde, com a natureza, frescor e paz. Essa cor promove a resolução de problemas, traz liberdade, cura e paz. Por outro lado, o verde opaco representa o dinheiro, a economia e a burguesia. Já os tons intermediários são os mais estimuladores do humor. O verde também representa o amor incipiente. Além disso, é uma cor que ajuda relaxar e é muito útil para pessoas que estão passando por uma depressão.

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