Luiz Martins


Jornalista, Projetista/designer e Fotógrafo, nasceu em Natividade, no interior do Rio de Janeiro. Desde pequeno, sempre admirou trabalhos de fotografia, mas foi somente aos 17 anos, quando veio para cidade do Rio, que começou a dedicar-se a esta arte. 

Amador e autodidata, sua primeira câmera fotográfica foi uma Kodak Instamatic 177 X. Depois uma Olympus trip 35, que era uma novidade na época por ser uma câmera com fotômetro automático. Gostando cada vez de fotografia, adquiriu a sua primeira Reflex em 1977 (Olympus OM-1), dando seus primeiros passos seriamente nesta arte, quando fez alguns cursos fotográficos, incluindo o mais requisitado na época, o Curso de Fotografia Profissional do Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro. Foi quando iniciou alguns trabalhos ligados à fotografia tais como em espetáculos, moda, retratos de casamento, 15 anos, foto-reportagem e fotos para trabalhos técnicos para empresas de engenharia.

Em 1978, teve seu primeiro trabalho reconhecido pela revista National Geographic Society, recebendo certificado por sua participação nos trabalhos científicos da instituição.

Em 1982, teve suas fotos expostas no AGCR - Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, sendo certificado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento Geral de Cultura.

Convidado diversas vezes para participar do Paraty em Foco, já teve suas fotos publicadas em algumas revistas de fotografias, entre elas, a maior revista de fotografia da América do Sul, a Fotografe Melhor. 

Com uma câmera na mão, fez diversos documentários em defesa da natureza e patrimônios históricos. Além de ser um dos fotógrafos oficiais do "Projeto Praia Para Todos".

Fotógrafo por paixão, Luiz Martins coloca e transparece esse amor em tudo que fotografa. Retrata com o olhar o que sente e deixa uma marca inconfundível nas suas imagens.