Pular para o conteúdo principal

Prêmios/Homenagens

Ao longo da vida profissional, já atuou em diversas áreas, chegando a ser designer, professor,  projetista de sistemas elétricos, projetista de sistemas ferroviário e metroviário. Em suas atividades extras, exerce ainda as funções de jornalista e fotógrafo.

Como fotógrafo e jornalista, recebeu diversos prêmios e homenagens pelos seus trabalhos realizados.

Prêmios:

National Geographic Society.

Em 1978, teve seu primeiro trabalho reconhecido pela revista National Geographic Society, recebendo certificado por sua participação nos trabalhos científicos da instituição.


Olimpíadas Rio 2016.

Cobertura da Rio 2016. Representando o Jornal Impacto nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, credenciado pelo Centro de Media (Rio Media Center) para a cobertura dos eventos, suas fotos foram destaques em diversos veículos de comunicação no Brasil e no exterior.

Organização das Nações Unidas

Premiado em duas categorias no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).

Prêmio PNUD (ONU). Considerado um dos maiores eventos organizados pela ONU, o Rio+20 ocorreu entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 em diversas partes da cidade do Rio de Janeiro. Os principais temas abordados foram: desenvolvimento sustentável, economia verde, inclusão social e pobreza.    

ODS 9 - Indústria, Inovação e Infaestrutura
O evento contou com a participação de mais de 180 países do mundo, integrantes da ONU (Organização das Nações Unidas), bem como da presença de Chefes de Estado, de Governo e ainda, dos principais organismos internacionais. Durante o evento, foram criados 17 projetos (ODS) sobre o Desenvolvimento Sustentável.  

XII Fórum Ministerial para o Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe. 

A foto que representa o Objetivo 10 (Redução das desigualdades), foi reeleita a imagem que melhor retrata as desigualdades nos países e entre eles. No ano de 2021, foi tema do XII Fórum Ministerial para o Desenvolvimento Social na América Latina e no Caribe, sobre  “COVID-19 – Para Além da Recuperação: Rumo a um Novo Contrato Social para a América Latina e o Caribe”.

ODS 10 - Redução das desigualdades

Destaque no Brasília Photo Show, edição 2020.

O Brasília Photo Show é o maior Festival de Fotografia da América Latina, com a participação de fotógrafos de todo Brasil e de mais 60 países. É o desejo de muitos fotógrafos terem uma de suas fotos publicadas no livro oficial do Brasília Photo Show, considerado um dos mais importantes do seguimento. 

Destaque no Brasília Photo Show, edição 2021.

O Brasília Photo Show é o maior Festival de Fotografia da América Latina, com a participação de fotógrafos de todo Brasil e de mais 60 países. É o desejo de muitos fotógrafos terem uma de suas fotos publicadas no livro oficial do Brasília Photo Show, considerado um dos mais importantes do seguimento. 


Destaque no Brasília Photo Show, edição 2023.

O Brasília Photo Show é o maior Festival de Fotografia da América Latina, com a participação de fotógrafos de todo Brasil e de mais 60 países. É o desejo de muitos fotógrafos terem uma de suas fotos publicadas no livro oficial do Brasília Photo Show, considerado um dos mais importantes do seguimento. 

Passaporte Paraty em Foco.

Passaporte para participar do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco que comemorou em 2019 a sua 15ª edição e foi realizada entre os dias 18 a 22 de setembro. 

O tema foi  "Migrações", uma das propostas para ressaltar o caráter miscigenado da fotografia brasileira, cuja a formação conta a participação de muitos imigrantes. 

Fotógrafos do Brasil.

Maior vencedor em fotografia de Natureza em Fotógrafos do Brasil. Nos diversos concursos vencidos, destaque para a categoria aves e pássaros, com a foto e documentos sobre o Tié Sangue, um dos pássaros mais arisco e difícil de ser fotografado.


 Seguimentos fotográficos, desafios e concursos.

Nos diversos seguimentos fotográficos, veículos relacionados a fotografias, suas fotos foram destaques nos mais diversos temas, incluindo Desafio 10 mais e Cartões Postais das Cidades do Brasil.












Prêmio para as melhores fotografias da cidade do Rio.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Turismo, premiou no dia 23 de dezembro de 2022, os vencedores do concurso Visões Cariocas, projeto desenvolvido pela pasta para escolher as melhores fotografias da cidade. A competição foi dividida em três categorias: “Diversidade Carioca”, que abrange as mais diferentes manifestações culturais da cidade; “Cenário Carioca”, para fotos de paisagens naturais e urbanas diferenciadas do município, e “Sabor Carioca”, das imagens da gastronomia carioca. Em cada categoria foram escolhidas as cinco melhores imagens, totalizando 15 vencedores.


Premiados em "Visões Cariocas"

Visões Cariocas, Premiação de Fotografias do Rio de Janeiro.

Confeitaria Colombo - Foto: Luiz Martins

Esta foto, tirada na Confeitaria Colombo no centro do Rio, foi uma das vencedoras do Prêmio Melhores Fotografias da Cidade do Rio, na categoria “Sabor Carioca”. Ela estará entre as 15 fotos expostas nos principais pontos turísticos da cidade, incluindo Pão de Açúcar, Museu das Ruínas (Santa Teresa). Além de fazer parte do livro “Visões Cariocas”. Foram premiadas as cinco melhores imagens das três categorias: Diversidade Carioca, Cenário Carioca e Sabor Carioca. 

Homenagens:

IX Congreso de la Solar.

Representando o Jornal Impacto, fez a cobertura e documentos fotográficos do IX Congreso de la Solar, realizado na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), um seminário sobre a integração da diversidade racial e cultural do novo mundo  que foi organizado pela Sociedade Latina Americana de estudos sobre América Latina e Caribe.

Moção de Reconhecimento.

Recebeu homenagem da ETEJN - Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, pelos seus trabalhos destacados na escola e realizados no município de Nova Iguaçu. 

Moção de Congratulações.

Recebeu Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, pelos relevantes serviços prestados ao município com os seus trabalhos frente ao Jornal Impacto.

O Diário de Márcia Garces

Muitas histórias contadas através das fotos, mas a que mais marcou como fotógrafo, foi a de Márcia Garcês.  No ano de 2010, foi convidado pela médica Leila Marinho Lage, para conhecer o Projeto "Praia Para Todos", realizado na Praia de Ramos, Rio de Janeiro - RJ. Lá, encontraram uma moça que tinha dois sonhos: o primeiro era ter um book de fotografias e o segundo, publicar um livro com a história de sua vida. Primeiro ajudando-a  a realizar o primeiro, fotografando-a em diversos locais turísticos do Rio, e sempre com a fé de que ela conseguiria realizar o segundo também.


Lançamento do Livro: O Diário de Márcia Garcês

A fim de ajudá-la conseguir o segundo sonho, para que Márcia se destacasse publicamente, fez a postagem de vídeos e matérias em diversos sites. Em junho de 2011, o segundo sonho de Márcia foi realizado, ou seja, o seu livro foi patrocinado pela Light e publicado pela Synergia Editora. A história de Márcia ficou marcante, pois acabou fazendo parte do conteúdo do seu livro “O Diário de Márcia Garcês”, um livro onde Márcia conta sua história, a de pessoa comum, preocupada com a família e o trabalho, que viveu uma vida “normal” até os 29 anos, quando começou a sofrer paralisia progressiva.

Praia Para Todos.

Responsável pelas primeiras publicações sobre o projeto “Praia para todos”. O projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias do Rio e em todo o Brasil, começou no ano de 2008, com objetivo de desenvolver uma infraestrutura acessível para as pessoas com necessidades especiais poderem acessar as praias da cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi inicialmente realizado de forma itinerante, nas praias da Barra da Tijuca, Copacabana, Leblon, Ipanema, Piscinão de Ramos e São Paulo. A partir de 2011, foi implementado de forma fixa na praia da Barra da Tijuca e a partir de 2013 reaplicado em Copacabana em parceria com o 3º Grupamento Marítimo. Atualmente, o PPT acontece nas praias da Barra da Tijuca (Posto 3), Copacabana (em frente à Rua Júlio de Castilhos), Recreio dos Bandeirantes (posto 11), Ipanema, Flamengo e Mangaratiba, aos sábados e domingos, das 09 às 14h, entre os meses de dezembro de 2023 a abril de 2024. É uma honra fazer parte desta bela história.

Praia Para Todos (Ramos) - Foto: Luiz Martins

Moção de Aplauso e Reconhecimento.

Recebeu Moção de Aplausos e Reconhecimento da Aliança de Pastores Evangélicos do Brasil, pelos seus trabalhos frente ao Jornal Impacto no apoio aos projetos sociais desenvolvidos nas comunidades da Zona Oeste, no município do Rio de Janeiro - RJ.

Moção de Aplauso e Reconhecimento.

Reconhecimento pelos trabalhos fotográficos desenvolvidos nas áreas econômica, social e ambiental do país. O INPASBRA - Instituto Impacto Social do Brasil, APEB - Aliança de Pastores Evangélicos do Brasil e JORNAL IMPACTO, concedem a "Moção de Aplausos e Reconhecimento" ao jornalista e fotógrafo Luiz Martins, pelos seus relevantes trabalhos na área da fotografia.  

Homenagem UERJ.

Por estimular a divulgação e, por conseguinte, a implementação dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e no Mundo.

Com o apoio do Centro Brasil para a Saúde Global (CBSG), no dia 8 de outubro de 2019, foi realizado, no Teatro Odylo Costa Filho, uma discussão sobre a AGENDA 2030. O objetivo foi promover debates em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), plataforma multilateral da ONU para promoção de uma vida digna dentro dos limites do planeta. 



Destaques em revistas:

Por do Sol na Praia da Brisa.

A Praia da Brisa, localizada em Sepetiba, tornou-se um dos mais belos parques a beira-mar da cidade, com os seus cataventos, chuveiros, pista de Cooper, ciclovia, trailers diversificados e muito verdes.

Dotada de 4 piers, a praia é entremeada por um loteamento de classe média, onde existem além dos quiosques, bons restaurantes, pousada e outras opções de lazer.

Por do Sol na Baia de Sepetiba.

A baia possui aspectos culturais, históricos e da biodiversidade, que merece ser destacados. O Local foi testemunha de diversos eventos históricos importantes, por exemplo, palco do encontro entre José Bonifácio e Dona Leopoldina em 16 de janeiro de 1822 para tratarem de assuntos referentes à Independência, fato contado na biografia de José Bonifácio escrita por Octávio Tarquínio de Souza.


Museu do Amanhã (RJ) e o legado Olímpico.

Um dos maiores legados Olímpicos da Rio 2016, sem dúvida foi o Museu do Amanhã.

Vencedor de um dos maiores prêmios relacionados a arquitetura no Mundo, O Museu ganhou o prêmio internacional Mipim (Mercado Internacional dos Profissionais Imobiliários) na categoria Construção Verde Mais Inovadora, superando concorrentes do Reino Unido, da Suécia e da Alemanha. O resultado foi divulgado em Cannes, na França.


Negócios de Valor.

Fotos para produção do livro "Guia de Compras".

Durante a cobertura dos legados olímpicos,  documentou os Negócios de Valores no centro do Rio de Janeiro. São negócios tradicionais há mais de 50 anos, que já estão na memória e no coração de quem circula pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro e, agora, estão também no Guia de Compras em "Negócios de Valor" 

Negócios de Valor

Tenho o maior orgulho de fazer parte dessa grande família,  e de poder compartilhar esta ideia com os meus amigos fotógrafos. É uma honra fazer parte desse grupo de loucos e apaixonados pela fotografia.

O vídeo abaixo é um trecho com depoimento do amigo Alvaro Brisolla em Papo de Fotógrafo. Álvaro Brisolla do Canal Megapixelers, um importante canal de Review's sobre equipamentos fotográficos. Álvaro, mora nos Estados Unidos e se dedica a fazer vídeos sobre equipamentos relacionados a fotografia. 

Existem missões que são extremamente sublimes e que merecem nossas considerações. Assim sendo, a fotografia é uma delas, pois nos dá a oportunidade na divulgação de imagens que retratam projetos relacionados às necessidades humanas, a saúde, a educação, a melhoria da qualidade de vida e a justiça para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boulevard Olímpico, vivendo o espírito das Olimpíadas.

O Boulevard Olímpico é um espaço de encontro de todas as tripos. Turistas, moradores, atletas e artistas se encontram para celebrar o espírito olímpico que encanta a cidade. Vale a pena conhecer. Os representantes do Jornal Impacto, Luiz Martins e Bruna Martins prepararam um roteiro turístico para todos os gostos. Sigam com a gente! Rio, cidade olímpica de todas as tribos.

Rio Cultural.

Com o patrocínio da Empresa de Turismo Clevertur , no dia 11 de junho de 2016, um grupo de fotógrafos, jornalistas e professores participou do Rio Cultural , que tem como objetivo conhecer e mostrar os centros culturais e patrimônios da cidade do Rio de Janeiro. O grupo que teve a participação do escritor, historiador e comentarista da Rádio BandNewsFM, professor Milton Teixeira, visitou os seguintes locais: Jardim Botânico, Instituto Moreira Salles e a Ilha Fiscal . Para mais informações e fotos, clique aqui . 

A histórica e linda Petrópolis.

Petrópolis é, definitivamente, parte integrante da História do Brasil. Uma linda cidade com lindos atrativos culturais, além de um patrimônio histórico preservado desde os séculos XIX e XX. Por tudo isso, a cidade oferece opções diversas de circuitos turísticos que atendem a interesses e perfis diferenciados de visitantes. Na Press Trip de Petrópolis , dois dos principais roteiros da região foram oferecidos aos jornalistas credenciados no Rio Media Center: o Circuito Cervejeiro e a Tour de Experiência Caminhos do Brasil Imperial . A cidade encantadora de Petrópolis já foi a residência de verão de Dom Pedro I, onde hoje é o Museu Imperial. Os presidentes da República também escolheram Petrópolis para desfrutar da tranquilidade e clima agradável no verão, transformando o Palácio Rio Negro em residência oficial. Ao passear pelo Centro Histórico, apreciamos o rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX. A maioria dos conjuntos urbano-paisagísticos, em Petrópo