Dia Mundial da Fotografia.

A data 19 de agosto foi escolhida para a comemoração do dia Mundial da Fotografia e, tem sua origem no ano de 1839, quando, em 7 de janeiro, na Academia de Ciências da França, foi anunciada a descoberta da daguerreotipia, o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial da história. Criado em 1837 por Louis Jacques Mandé Daguerre e fabricado por Alphonse Giroux, foi apresentado publicamente em 1839, na França. No mesmo ano, o governo do país declarou o invento como domínio público.

A notícia da descoberta chegou imediatamente ao Brasil, após 4 meses de sua descoberta e foi noticiada pelo Jornal do Commercio, de 1º de maio de 1839, sob o título “Miscellanea”, na segunda coluna, um artigo sobre o assunto. A foto produzida por daguerreótipo consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina.

Evolução da fotografia.

Embora utilizada até hoje em pequena escala, o processo foto mecânico de impressão introduzido em 1870, já não faz mais parte  no mundo da fotografia. O processo consiste em uma base de metal ou vidro recoberta com gelatina bicromatada é exposta à luz, que em contato com um negativo, produz uma matriz para impressão de imagens em pigmento. O endurecimento e a reticulação da gelatina, em função da exposição à luz, permitem a absorção diferencial de tinta pela matriz correspondente à gradação tonal da imagem fotográfica no negativo e posterior impressão de cópias.

Atualmente, a tecnologia digital modificou drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam aos usuários amadores, os recursos cada vez mais sofisticados, com maior qualidade de imagem e facilidade de uso. Os sensores utilizados nos equipamentos atuais, foram os responsáveis pela simplificação nos processos de captação de imagem. Os cartões de memória também foi uma evolução fantástica no mundo da fotografia, pois a armazenagem, impressão e reprodução de imagens nunca foi tão rápida, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular de todos os indivíduos.

A cada dia, a fotografia se torna uma experiência cada vez mais pessoal, usada pelos diversos fotógrafos amadores e profissionais.

Tudo isso graças ao nosso amigo Louis Jacques Mandé Daguerre.