Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Fotografia

No dia 19 de agosto se comemora o Dia Mundial da Fotografia, conhecido internacionalmente como World Photography Day. O Dia Mundial da Fotografia se tornou a principal referência internacional para homenagear a fotografia e os fotógrafos. 

Através das fotos, eu vejo as paisagens.

19 de Agosto foi a data escolhida porque marca o surgimento do daguerreótipo e a popularização do seu uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história. Da sua invenção até os dias atuais, a fotografia é uma arte amplamente admirada por toda sociedade. 

Através das fotos, eu vejo a lua.

Quando foi inventada, a fotografia era um processo de pintar com a luz para construir memórias de paisagens, momentos, pessoas ou ideias. 

Através das fotos, eu vejo o sol.

A Fotografia nos permite eternizar momentos importantes de nossas vidas e da história, uma das maiores invenções da humanidade. No espaço de uma fração de segundo, o fotógrafo consegue compartilhar o seu olhar com o mundo através de uma foto. 

Através das fotos, eu vejo o que passa na minha janela.

A razão pela qual a fotografia entrou na minha, é a mesma que ela continua. Eu adoro fotografia desde sempre. Na forma documental ou jornalística, a cobertura fotográfica de fatos históricos e marcantes valorizou ainda mais as minhas fotos. Ter 2 fotos entre as 17 (ODS's) representando projetos da ONU até o ano 2030, é um reconhecimento que enaltece o meu trabalho como fotógrafo.

Através das fotos, eu vejo as desigualdades.

São imagens que retratam projetos relacionados às necessidades humanas, a saúde, a educação, a melhoria da qualidade de vida e a justiça para todos. Por isso, me orgulha fazer parte desse grupo e de poder compartilhar  ideias com os meus amigos e fotógrafos do país e do mundo. 

Através das fotos, eu olho na janela.

Esta foto do beija-flor, feita de minha janela no Recreio dos Bandeirantes (RJ), é uma homenagem ao francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), autor da primeira foto feita pela janela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boulevard Olímpico, vivendo o espírito das Olimpíadas.

O Boulevard Olímpico é um espaço de encontro de todas as tripos. Turistas, moradores, atletas e artistas se encontram para celebrar o espírito olímpico que encanta a cidade. Vale a pena conhecer. Os representantes do Jornal Impacto, Luiz Martins e Bruna Martins prepararam um roteiro turístico para todos os gostos. Sigam com a gente! Rio, cidade olímpica de todas as tribos.

Rio Cultural.

Com o patrocínio da Empresa de Turismo Clevertur , no dia 11 de junho de 2016, um grupo de fotógrafos, jornalistas e professores participou do Rio Cultural , que tem como objetivo conhecer e mostrar os centros culturais e patrimônios da cidade do Rio de Janeiro. O grupo que teve a participação do escritor, historiador e comentarista da Rádio BandNewsFM, professor Milton Teixeira, visitou os seguintes locais: Jardim Botânico, Instituto Moreira Salles e a Ilha Fiscal . Para mais informações e fotos, clique aqui . 

A histórica e linda Petrópolis.

Petrópolis é, definitivamente, parte integrante da História do Brasil. Uma linda cidade com lindos atrativos culturais, além de um patrimônio histórico preservado desde os séculos XIX e XX. Por tudo isso, a cidade oferece opções diversas de circuitos turísticos que atendem a interesses e perfis diferenciados de visitantes. Na Press Trip de Petrópolis , dois dos principais roteiros da região foram oferecidos aos jornalistas credenciados no Rio Media Center: o Circuito Cervejeiro e a Tour de Experiência Caminhos do Brasil Imperial . A cidade encantadora de Petrópolis já foi a residência de verão de Dom Pedro I, onde hoje é o Museu Imperial. Os presidentes da República também escolheram Petrópolis para desfrutar da tranquilidade e clima agradável no verão, transformando o Palácio Rio Negro em residência oficial. Ao passear pelo Centro Histórico, apreciamos o rico conjunto arquitetônico preservado em estilo eclético do século XIX. A maioria dos conjuntos urbano-paisagísticos, em Petrópo